segunda-feira, 30 de agosto de 2010
A MATEMÁTICA NO COTIDIANO E NA SOCIEDADE
A UTILIZAR A REALIDADE DO EDUCANDO COMO FALA ESTE VÍDEO.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
O que é Modelagem Matemática?
Modelagem Matemática é acima de tudo uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável.
A Modelagem Matemática é livre e espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o cercam para interferir ou não em seu processo de construção.
Ao trabalharmos Modelagem Matemática dois pontos são fundamentais: aliar o tema à ser escolhido com a realidade de nossos alunos e aproveitar as experiências extra-classe dos alunos aliadas à experiência do professor em sala de aula.
Porque fazer Modelagem Matemática?
Podemos enumerar os diversos benefícios de trabalharmos com Modelagem Matemática:
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio, lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sócio-cultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
Surgiram da necessidade do homem em resolver determinadas situações-problema do seu dia-a-dia.
Etnomatemática e Modelagem Matemática
Se a Modelagem Matemática procura modelar um determinado fenômeno da realidade com o objetivo de compreender este fenômeno a Etnomatemática se faz presente, pois ela trata de um conjunto de saberes que um determinado grupo cultural possui com um objetivo em comum.
Qual o perfil de um professor que queira trabalhar com Modelagem Matemática?
Deve ser criativo, motivador e acima de tudo deve assumir a postura de um mediador entre o saber comum e o saber matemático, fazendo com que o aluno passe a ser um agente ativo no processo de construção do saber.
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática é uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática que pode ser utilizada tanto no ensino fundamental como no ensino médio. A partir de conceitos gerais, procura –se mostrar a importância da Matemática para o conhecimento e compreensão da realidade onde se vive. Uma forma de avaliar se a Modelagem Matemática é eficiente no processo de ensino-aprendizagem é estabelecer um paralelo entre o ensino tradicional e o ensino através da Modelagem Matemática, abordando aspectos como a pedagogia adotada, a criatividade, o interesse pelo estudo de Matemática, a motivação e entusiasmo por parte dos alunos,e a avaliação do que eles realmente aprenderam com a Modelagem Matemática, levando o professor a refletir sobre a sua metodologia de ensino da matemática.
É evidente que a Modelagem Matemática não deve ser usada como uma única metodologia de ensino, o professor no exercício das suas atividades, deve sempre procurar a melhor metodologia de ensino da matemática, como por exemplo: jogos, brincadeiras, a história da matemática, metodologia dos três momentos, resolução de problemas, enfim usar todos os seus recursos para obter o melhor resultado possível no ensino da matemática.
Postado por:
ELINEA,MARLUCE,VIVIANE,FRANCIANE E JAILZA.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
quinta-feira, 3 de junho de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Plano de aula orintado e avaliado por Márcea Sales
DATA: 10/05/2010
SÉRIE: PRÉ II
PROFESSORAS: ELINEA [elineav@yahoo.com.br]
JACIANE, DORALICE, EDINEIDE RITA E MARLUCE
OBJETIVOS:
Ler ajustando o escrito ao falado;
Aprender formar palavras exatamente como ela é escrita;
Conhecer animais aquáticos;
Reconhecer a importância da água para os animais e nós;
Diferenciar, conhecer números e identificá-los.
Saber a rotina de trabalho em sala.
CONTEÚDOS:
Português: Leitura e escrita;
Matemática: números naturais de o a 9.
Natureza e sociedade: Animais aquáticos e água
METODOLOGIA:
Acolhida com brinquedos;
Música de bom dia. Bom dia céu, bom dia sol, bom dia mar. Bom dia mundo, queremos cantar. Bom dia você, que é meu irmão!Bom dia você, que é do coração!Bom dia você!Bom dia você! Bom dia vocês!Bom dia!
Chamada; Oração; Calendário; Combinados;
Leitura do alfabeto. (música é bom camarada).
Hora da história: O caranguejo Caco;
Roda de conversa, contando a história acima e fazendo questionamentos como: quais eram os personagens da história? Onde se passava? O que aconteceu no final?Que animais falavam na história? Que outro final você gostaria que tivesse?Qual é o personagem da história? Qual a parte que você mais gostou? Logo após, o professor apresentará a música pra turma sempre tendo o cuidado em investigar se já conhece? Se já brincou de roda com a mesma e assim por diante.
Depois nós convidaremos todos os educandos para brincarem de roda e apresentar pra quem não a conheciam, nós faremos uma leitura de dedinhos feita pelos alunos e acompanhada na medida do possível pelo professor. Vendo assim se ele associa o escrito ao dito. Se sabem inicio e fim etc.
A música vai estar em um papel metro com letra bastão e legível os alunos com outra cópia mimeografada Fazendo a leitura de dedinhos dentro deste contexto o professor vai pedir que circule algumas palavrinhas como: peixe vivo, água e fria sempre fazendo intervenções de letra final, inicial, quantidades de letras, se têm esta e não aquela?
MÚSICA: Peixe Vivo
Como pode um peixe vivo, Viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo, Viver fora da água fria?
Como poderei viver!, Como poderei viver! Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.
Logo após, o professor apresentará a música pra turma sempre tendo o cuidado em investigar se já conhece?Se já brincou de roda com a mesma e assim por diante.
Depois do recreio uma atividade com alfabeto móvel para formar em dupla com níveis mais aproximados. Assim formando algumas palavras da música Peixe Vivo.
Para casa atividade mimeografada para ligar os números as suas quantidades correspondentes.